Internet
A Internet já está presente no cotidiano de grande parte da população e, provavelmente para estas pessoas, seria muito difícil imaginar como seria a vida sem poder usufruir das diversas facilidades e oportunidades trazidas por esta tecnologia.
Segurança de dados
Aproveitar esses benefícios de forma segura, entretanto, requer que alguns cuidados sejam tomados. Um problema de segurança em seu computador pode torná-lo indisponível e colocar em risco a confidencialidade e a integridade dos dados nele armazenados.
Riscos
Além disto, ao ser comprometido, seu computador pode ser usado para a prática de atividades maliciosas, como por exemplo servir de repositório para dados fraudulentos, lançar ataques contra outros computadores e assim esconder a real identidade e localização do atacante, propagar códigos maliciosos e disseminar spam.
Um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores inescrupulosos. Tal como vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
Os tipos mais conhecidos de malware são os infecciosos, vírus e worms. Eles são conhecidos pela maneira como se espalham, em vez de quaisquer tipos específicos de comportamento. “Vírus” é usado para um programa que se encaixa em algum outro software executável (incluindo o próprio sistema operacional) no sistema de destino, sem o consentimento dos usuários e, quando executado, faz com que o vírus se espalhe para outros executáveis. Por outro lado, um worm é um programa malicioso independente que se transmite ativamente através de uma rede para infectar outros computadores. Essas definições levam à constatação de que um vírus requer que o usuário execute um programa infectado ou sistema operacional para o vírus se espalhar, ao passo que um worm se espalha.
A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CD’s, DVD’s ou qualquer outro tipo dispositivo de armazenamento de dados.
Uma outra maneira de ter um dispositivo contaminado, seria por meio de um Sistema Operacional desatualizado, sem as devidas correções de segurança que visam barrar o acesso indevido destes softwares maliciosos que tentam entrar nas máquinas via Internet.
Malware
É um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações. Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares. Hoje, malware é usado por hackers e governos, para roubar informações pessoais e ou financeiras.
Malware é por vezes utilizado amplamente contra sites do governo ou das empresas para coletar informações guardadas, ou de perturbar seu funcionamento em geral.
Entanto, o malware é muitas vezes usado contra indivíduos para obter informações como números de identificação pessoal ou detalhes, números bancários ou de cartão de crédito e senhas.
Computadores desprotegidos, pessoais e de rede no país podem estar em risco considerável contra essas ameaças.
Os antivírus ou antimalwares são programas desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros tipos de softwares nocivos ao sistema operacional.