Existem vários tipos de cluster. Os mais conhecidos são:
Cluster de Alto Desempenho
Também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume baixo de gigaflops em computadores comuns e utilizando sistema operacional gratuito, o que diminui seu custo.
Cluster de Alta Disponibilidade
São clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas.
Cluster para Balanceamento de Carga
Esse tipo de cluster tem como função controlar a distribuição equilibrada do processamento. Requer um monitoramento constante na sua comunicação e em seus mecanismos de redundância, pois, se ocorrer alguma falha, haverá uma interrupção no seu funcionamento.
Em rede de computadores, o balanceamento de carga é uma técnica para distribuir a carga de trabalho uniformemente entre dois ou mais computadores, enlaces de rede, UCPs, discos rígidos ou outros recursos, a fim de otimizar a utilização de recursos, maximizar o desempenho, minimizar o tempo de resposta e evitar sobrecarga. Utilizando múltiplos componentes com o balanceamento de carga, em vez de um único componente, pode aumentar a confiabilidade através da redundância.
DATA CENTER
Os aplicativos, as facilidades e as possibilidades que a tecnologia traz, chamam a atenção das pessoas, mas existe toda uma estrutura por trás do mundo digital que não é vista. São os Data Centers, antigamente também conhecidos como Centros de Processamento de Dados (CPDs).
O que é um Data Center? Um Data Center é o ambiente ou espaço físico, que agrega toda a infraestrutura necessária para manter o funcionamento de sistemas e recursos digitais de uma organização, desde a rede até o armazenamento, acesso à internet e aplicações.
Estrutura física
Com a finalidade de abrigar milhares de servidores e bancos de dados e processar grandes quantidades de informações, os equipamentos geralmente são montados em racks ou armários metálicos. Possuem proteção contra incêndio, além de sistemas de resfriamento dos racks, para manter uma temperatura estável.
Infraestrutura adequada
Os projetos de Data Centers devem ser desenhados com a infraestrutura adequada para suportar os serviços e sistemas da empresa, permitindo seu perfeito funcionamento e prevendo um crescimento futuro, com sua adequação às tecnologias emergentes.
Funcionalidade
Variando em tamanho, arquitetura e função específica, eles atendem desde empresas de médio porte até grandes organizações. O Data Center é desenvolvido para abrigar diversos Servidores, com bancos de armazenamento de dados.
Disponibilidade
Normalmente, são projetados para garantir o tráfego, processamento e armazenamento de enormes quantidades de dados, além de disponibilizar inúmeras aplicações ao mesmo tempo de forma ininterrupta — o que chamamos de disponibilidade, uma das características mais importantes de um DC.
Escalabilidade e flexibilidade
Duas das características chaves de um Data Center são a escalabilidade e flexibilidade. Elas são necessárias para quase todas as atividades corporativas feitas na Internet atualmente. Ainda temos a disponibilidade e segurança.
Pontos relevantes
Vantagens
São projetados com uma série de fatores em mente, como o espaço físico, a capacidade de investimento da empresa e até mesmo a oferta de energia e riscos locais.
Alta performance
Ela varia de empresa para empresa, mas é comum que as estruturas agreguem equipamentos de alta performance.
Equipamentos e componentes
Servidores, switches (para agregação de tráfego de rede), storages (sejam externos ou inseridos nos próprios servidores), equipamentos de segurança como firewalls e todas as demais soluções, sistemas e aplicações da organização.
Demanda
Toda essa estrutura (Data Center + soluções) tem como objetivo básico atender as demandas de TI de uma empresa. “O projeto varia de acordo com o objetivo específico de cada negócio”.