Central de Telefonia IP – PABX

Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over internet Protocol), telefonia IP, telefonia internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga, é o roteamento de conversação humana usando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

VoIP

Significa Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol). É o roteamento de conversação humana usando a internet, ou qualquer outra rede de dados baseada no protocolo IP (protocolo da internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportado pela rede de dados.

Telefonia IP

É um termo mais amplo que abrange os equipamentos e as tecnologias de redes que utilizam o protocolo IP e o roteamento de pacotes para trafegar e encaminhar voz em redes públicas ou privadas. Simplificadamente podemos dizer que a telefonia IP prove a infraestrutura pela qual o VoIP trafega.

PABX IP, PBXIP OU IPBX

É um equipamento ou conjunto de equipamentos que permitem disponibilizar a telefonia IP aos usuários em geral, normalmente pela substituição da central telefônica convencional existente ou PABX. São também chamados de Central Telefônica Inteligente por conta do grande número de funcionalidades disponíveis.

Observa-se uma mudança no cenário e a quebra de alguns protótipos como:

Independência da companhia telefônica:
Antes o usuário necessitava contratar uma operadora de telefonia para que tivesse o serviço disponível. Pela necessidade de estar fisicamente conectado à rede desta operadora, as alternativas sempre se restringiam as empresas cuja rede chegasse ao endereço do cliente. Na telefonia IP isto não é mais necessário, pois, via um link de dados (internet), é possível utilizar uma operadora que não tenha presença física no seu endereço.

Dentre as novidades destacam-se:

  • Para uma empresa que tenha mais de uma unidade, a comunicação entre elas pode ser feita pelos links de dados dispensando a necessidade de uma operadora de telefonia;
  • Facilidade no uso de softphone, que é um programa de software para fazer chamadas telefônicas através do serviço VoIP usando um computador ou smartphone, permitindo a criação de ramais internos que podem ser acessados via internet, sem a necessidade de uma operadora de telefonia;
  • Criação de números locais em localidades remotas sem a necessidade de um escritório local.

Independência do fornecedor:

Na telefonia IP, as centrais telefônicas, normalmente utilizam serviços padrão de mercado e softwares livres, o que permite a criação de centrais telefônicas independentes do fornecedor.

Vantagens da Telefonia IP

Economia

  • Ganhos de escala : uma única rede para todas as aplicações;
  • Economia com as tarifas telefônicas;
  • Números locais em outras cidades ou regiões sem a necessidade de um escritório local.

Segurança

  • Requisitos de segurança necessários são os mesmos praticados para as redes de dados.

Reconhecimento

  • Tecnologia conhecida e disseminada.

Operacionais

  • Uma única equipe para administrar e manter uma rede de dados e voz;
  • Integração com outros serviços e sistemas;
  • Flexibilidade operacional, facilitando mudanças, crescimento da rede e novas aplicações;
  • Mudanças da posição dos ramais sem complicações;
  • Possibilidade de instalar e configurar independentemente de fornecedores;
  • Não gera dependência de um único fornecedor;
  • Não necessita de uma fiação telefônica segregada da rede de dados;
  • Fácil gerenciamento através de interfaces remotas.

Fatores que devem ser analisados para a adoção da telefonia IP:

  • A telefonia IP eleva a sofisticação do gerenciamento da rede;
  • Novos cuidados com a segurança deverão ser adotados;
  • Maior complexidade no planejamento e implantação da rede.

Gateways

Um gateway poderia ser classificado como “portal” ou “portão”, uma passagem entre dois ambientes distintos. É um equipamento encarregado de estabelecer a comunicação entre duas redes, respeitando protocolos específicos e tomando determinadas ações necessárias para o correto funcionamento da comunicação entre as duas pontas.

O seu funcionamento é bastante simples. Ele faz o papel de ponte entre as redes, analisando e tratando as informações de acordo com as definições preestabelecidas e o tipo de função a que se destina



Uma das funções centrais de um gateway é organizar o tráfego de informações entre um equipamento final (computador, notebook, smartphone, tablet, etc) e a internet.

Naturalmente, o dispositivo é utilizado também para prover recursos de segurança, controlando as informações que entram e saem da rede interna.



Na telefonia IP, as centrais telefônicas, normalmente utilizam serviços padrão de mercado e softwares livres, o que permite a criação de centrais telefônicas independentes do fornecedor.

Telefones

O telefone é um dos meios de comunicação para transmissão de sons através de sinais elétricos nas vias telefônicas.
É definido como um aparelho eletroacústico que permiFecte a transformação no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.

Telefone VoIP

Utiliza o protocolo TCP/IP e conexões da internet para transmissão e recepção de voz e dados digitalizados (transformados em pacotes de dados).
Obs.: os telefones analógicos também podem utilizar a tecnologia Voip, desde que o Pabx a que estão conectados tenha gateways apropriados.

Telefone sem fio

Utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.


Telefone digital

Utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.

Telefone analógico

Transporta apenas transmissão de voz e frequências de sinalização.


Telefone celular ou telemóvel


Telefone público

PABX IP

Ele é um sistema bem completo. Funciona da mesma forma como um PABX tradicional, mas vem com mais funcionalidades que antes não eram disponibilizadas. Com ele, as ligações são realizadas por meio da tecnologia VoIP (voz sobre IP), o que quer dizer que todo o tráfego de voz e dados é feito via internet.

Para implantar esse sistema, as empresas não precisam fazer grandes investimentos. Isso é possível graças à possibilidade de adaptar a infraestrutura de telefonia atual para suportar essa solução. Além disso, os números que já são utilizados podem ser mantidos.

O PABX IP também pode ser chamado de “aparelho All in One” (todos em um só), visto que tem várias funções além de um sistema tradicional. Dentre essas funções destacam-se:

  • distribuidor de chamadas;
  • gravador de conversas;
  • acesso a banco de dados, e-mail voz;
  • realização de conferências.
Redução dos custos

Permite realização de chamadas telefônicas entre filiais por um custo menor, especialmente nas ligações de longa distância, através da tecnologia VoIP que garante as tarifas mais acessíveis.



Melhoria da produtividade

Com o investimento em um PABX IP o atendimento ao cliente e a comunicação empresarial ficam mais eficientes devido as facilidades que o sistema proporciona. Entre elas:

  • Encaminhamento automático de chamadas em caso de ramal ocupado (transbordo);
  • Configurações de interface (que reduz a necessidade de visitas técnicas);
  • Criação de ramais móveis (viabilizando a comunicação de qualquer lugar).


Facilidade na administração da rede

A tecnologia do PABX IP integra a comunicação de uma empresa em uma rede única de dados e telefonia, facilitando a gestão da operação, identificando problemas e modificações em tempo real, por meio de ferramentas que contribuem para monitorar e controlar as rotinas.



Customizar e personalizar

Nesse sistema PABX IP é possível contar com funções como o redirecionamento de ligações para celular, também é possível customizar mensagens sobre horários de funcionamento, músicas de espera, implementação de URA, na qual o cliente pode escolher o setor com o qual deseja falar por meio de uma gravação, ampliação de números e ramais e criação de numeração para cada ramal, possibilitando melhor gestão.



O PABX IP se tornou uma realidade cada vez mais presente dentro das empresas. As vantagens proporcionadas por eles são muito atrativas e garantem uma relação custo-benefício muito satisfatória para quem opta por investir nessa tecnologia.

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